sábado, dezembro 02, 2006

O CÉU E O INFERNO

Se é uma verdade que há gás no inferno, Deus criou a
máscara.
Amigos, quem nunca passou pela experiência de participar de uma operação, ou ter sentido os efeitos de uma ação policial com emprego de agentes químicos, não tem idéia de como podemos evitar conflitos e desgastes. O "gás" funciona e não fere.

O treinamento realizado na Paraíba, com policias das tropas especializadas, refletem a preocupação do Comando e também da Condor, de fornecer não apenas os equipamentos, mas o treinamento para que o policial saiba quando, onde e como emprega-los.

O Curso de Operações com Armamentos e Munições Não-Letais, é um curso homologado pelo Exército Brasileiro (1T/750/RJ/04), único no Brasil, e teve como objetivo apresentação teórica e instrução técnica dos produtos da Condor, agentes químicos, munições e equipamentos e operações não letais.

Nosso treinamento teve a duração de dois dias, sendo dividido em quatro turnos. No dia 29.11 iníciamos com a solenidade de abertura, realizada no Stand de Tiro do Centro de Ensino, e apresentação dos alunos e dos equipamentos adquiridos. Ainda no primeiro dia foi ministrada instrução teórica sobre os equipamentos - agentes químicos e armas não letais.

No dia 30.11, foram ministradas as aulas práticas sobre

manuseio e aplicação dos agentes químicos, bem como da arma não letal FN 303, o que faz da Paraíba o Estado pioneiro no treinamento, aquisição e emprego da referida arma em ações policiais.

O emprego adequado de agentes químicos apresenta um efeito desconcertante...niguém fica! Mesmo os militares mais experientes, sentiram os efeitos da
saturação de gás OC (pimenta) e CS (lacrimogênio) utilizados na instrução.

Enquanto estávamos com a máscara estava muito bom... quando sentimos o lacrimogênio e a pimenta se espalhando...muita gente pensou em estar no inferno, amigos. Foi uma manhã e uma tarde "com todo gás".


Tivemos um final de tarde e de mês muito

proveitoso.
Todos se sentiram orgulhosos de terem concluído a instrução...em que pese o stresse de ficar aguardando o resultado da prova teórica. Agradecimento especial ao Ten Cel R1 Edson, especialista em armas não letais, Guerra Química, Biológica e Nuclear que conduziu de forma brilhante o corpo de instrutores.

Façam uma visita ao site da condor: http://www.condornaoletal.com.br