quinta-feira, dezembro 07, 2006

O POLÊMICO USO DE TATUAGENS


A Tatuagem (também Tattoo, derivado do inglês) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do Mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana, é tecnicamente uma aplicação subcutânea obtida atravéz de introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi irreversivel. A motivação para os colecinadores dessa arte é ser uma obra de valor eterno.

Existem muitas controvérsias e curiosidades sobre a real origem das tatuagens. Alguns dados são importantes de serem verificados. A tatuagem atrai jovens e adultos de grandes metrópoles do mundo todo atualmente, assim como as tatuagem não definitiva (henna), as tatuagens manuais tribais e as pinturas corporais faziam parte da cultura brasileira desde antes da chegada dos exploradores europeus.

Existem muitos historiadores que acreditam que a Tattoo surgiu em algum ponto do mundo e se espalhou, enquanto muitos outros acreditam que ela surgiu em vários lugares ao mesmo tempo.

Certamente a história da tatuagem sempre esteve ligada a história da evolução do homem. Um fato muito cogitado é que os homens da pré-história se orgulhavam das cicatrizes propositais, pois elas eram sinônimo de coragem.

As Tatuagens também foram usadas para marcar os momentos da vida biológica (nascimento, maturidade sexual), registrar os fatos da vida social (tornar-se guerreiro, sacerdote, casar-se,etc) para pedir proteção ao sobrenatural e curiosamente também foi usada como tratamento medicinal por curandeiros.

Vocês estão curiosos? Dêem uma olhadinha nos sites abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem

Fala sobre a origem e contém muitas informações sobre tatuagens.

Já em no endereço http://www.pr.gov.br/depen/downloads/monografia_cezinando.pdf você irá encontrar um estudo completo sobre uso de tatuagens em presos de uma penitenciária em São Paulo, inclusive o significado delas.